Você escolhe bem o que vai “mostrar”??

 

 

Semanas atrás tivemos uma série de revelações em relação a políticos de nosso país.

Delações, escutas telefônicas e “verdades inconvenientes”. Tenho minha opinião e opção

políticas e elas não cabem no escopo desse texto. Tampouco nas linhas desse blog. Portanto, vou me ater ao que interessa.

Uma grande rede de tv, ao publicar os dados da escuta telefônica realizada em

um ex-presidente , cuja ligação com a atual presidente do país foi capturada,

“vazou” os números telefônicos de ambos.

Não cabe a mim julgar o mérito de causa sobre a conversa de ambos. Como disse, política não cabe aqui. Mas aqui cabe falar de Segurança. Teria sido a rede de tv “omissa”, “rebelde” ou “descuidada”?

Expor publicamente dados de terceiros, sem prévia autorização , viola a intimidade dos envolvidos e PODE gerar um processo criminal. Mas, além do processo em si, pode gerar um prejuizo sem tamanho para quem foi exposto. Um telefone, um e-mail , fotos íntimas. Já cansamos de ver isso exposto na internet e em redes sociais. E nosso cuidado? Onde fica?

Por conta dessa exposição, uma outra Pessoa, que nada tem a ver com o ocorrido entre os 2 políticos foi diretamente prejudicada, pelo fato de seu celular divergir em UM número do número de nosso ex presidente. Diante disso, a coitada foi “atacada” das mais diversas formas em seu celular Pessoal, tendo seu tempo e integridade ameaçados por conta da atitude descabida da rede de tv.

Volta a pergunta: Omissão, rebeldia ou descuido? Não temos como saber. Processar a rede ou não pelo prejuizo causado vai ser opção dos envolvidos. Tanto dos politicos quanto da Pessoa que foi “vitimada” pelo “descuido. Em tempos de redes sociais, com massiva publicação de “verdades” (que nem sempre são verdades), temos um sem número de juizes, prontos e dispostos a julgar e condenar quem quer que seja, independentemente da justiça do país. Isso nos gera um risco razoável de , em meio a uma massa de manobra, cometer diversas injustiças. Não, eu não estou dizendo que nossos politicos são inocentes. Estou falando em um âmbito mais amplo, ok? No flames, =).

Certo, Alberto. E onde você quer chegar com isso?

No cuidado que PRECISAMOS ter com nossas informações. Com o que compartilhamos e deixamos de compartilhar.

Em um mundo onde não sabemos exatamente onde , quando e como nossas informações serão consumidas, ter critério com o que publicamos é ainda mais importante.

Algumas perguntas simples podem nos ajudar a decidir o que publicamos ou não. Seguem alguns exemplos.

1 – Se eu estivesse em frente a Pessoa/empresa alvo de meu comentário, eu o faria mesmo assim?

2 – O que vou comentar ou publicar irá prejudicar, direta ou indiretamente, alguém?

3 – É realmente relevante que eu comente ou publique aquilo que desejo?

4 – Estou sob algum acordo de confidencialidade, onde a “Liberdade” que possuo de divulgar determinadas informações é controlada?

5 – Estou publicando dandos de minha autoria, de terceiros e/ou da empresa onde trabalho/presto serviços?

6 – Estou ciente de que, uma vez publicada aquela informação, ela deixa de ser minha, e passa a ser “de domínio público”?

 

Essas são algumas perguntas que você pode se fazer antes de decidir publicar algo. Não quero aqui incutir paranóia em ninguém. Mas as vezes o “excesso de felicidade” em relação a determinados assuntos pode nos colocar em situações dificeis e complexas, levando a consequências mais graves .

Nos meus quase 20 anos de Mercado, já tive a oportunidade de ver diversos absurdos. O tempo passa e eles vão ficando mais absurdos ainda. E, nos dias de hoje, a informação se propaga rápido demais. O estrago é infinitamente maior ao que já foi um dia.

Portanto, meus caros, critério. No que posta, no que comenta, no que expõe. No fim das contas, o prejudicado também pode ser você.

 

[]´s

Alberto Oliveira, CISSP

Microsoft MVP, Enterprise Security

 

 

 

 

 

Sobre Alberto Oliveira

Consultor de segurança da informação CISSP; Microsoft MVP - Forefront; MCSA/MCSE : Security, MCT, MCTS, MCITP; ComTIA Security Itil V2 Foundations
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

