Dual boot com Windows 7 e Windows 2008 R2

Recentemente troquei meu notebook por um com instrução VT. Para estudar TMG, eu, obrigatoriamente, precisaria de uma máquina
que tivesse a capacidade de virtualizar guests 64 bits (O TMG só roda em 2008 e em plataforma 64, salvo o TMG MBE).
Pois bem. Configurei o notebook e tive a "brilhante" ideia de não instalar o Windows 2008 para usar Hyper-V. Parti para
usar o VMware, com algum sucesso. Mas não me senti muito confortável. Depois de 2 problemas seguidos com apresentações, sendo
1 deles em Webcast Microsoft (eu sei, eu sei, estou devendo os videos. O negócio anda agitado por aqui, mas assim que tiver um tempinho livre,
gravo e posto), decido que precisava de uma solução. À partir daí, comecei a analisar minhas possibilidades.
Eu não queria ter que refazer o notebook, que já estava com tudo devidamente instalado e configurado.
Pesquisando, encontrei minha solução:
http://blogs.technet.com/b/keithcombs/archive/2009/05/22/dual-boot-from-vhd-using-windows-7-and-windows-server-2008-r2.aspx

O artigo acima explica como realizar o procedimento para um computador zerado. Fiz algumas adaptações a ele, de acordo com minha
necessidade, e coloquei o 2008 R2 para rodar perfeitamente em minha estação, com o Hyper-V. Tudo isso usando VHD e sem precisar
alterar absolutamente NADA em minha configuração do Windows 7.

Vou colocar abaixo o meu script. Testei, em meu ambiente, com sucesso. Porém, alerto que os testes devem ser feitos em seus
ambientes, já que não tenho como prever as variáveis que vocês possam enfrentar.

Partindo do principio que você possui um notebook 64 bits, com VT habilitado, utilizando o Windows 7:

1 – Coloque o cd do windows 2008 r2 e dê boot por ele,
2 – Clique em next escolhendo apropriadamente a linguagem;
3 – Tecle shift+f10 para abrir o prompt do WINPE (Windows pre-installation enviromment);
4 – Entre no DISKPART (digite DISKPART e clique no enter);
5 – LIST DISK (observe o número do disco que você irá utilizar);
6 – LIST VOL (observe o número do volume que irá utilizar);
7 – SELECT DISK 0 ;
8 – SELECT VOL 1;
9 – CREATE VDISK FILE=d:\w2k8r2\w2k8r2.vhd MAXIMUM=80000 TYPE=EXPANDABLE (aqui eu estou definindo onde ficará meu vhd, seu tamanho e se ele será fixo ou expansível);
10 – SELECT VDISK FILE
=d:\w2k8r2\w2k8r2.vhd (selecionando o meu VHD);
11 – ATTACH VDISK;
12 – CREATE PARTITION PRIMARY (criando a partição do seu VHD);
13 – FORMAT FS=NTFS QUICK;
14 – ASSIGN LETTER=V (coloque aqui a letra desejada);
15 – LIST VOL (para conferência);
16 – LIST VDISK (para conferência);
17 – exit DISKPART;
18 – exit WINPE.

Pronto. Seu disco está criado e já pode ser acessado através da instalação do 2008.
ATENÇÃO: Faça um backup COMPLETO de seus dados antes de realizar o procedimento acima. Em toda operação onde existe manipulação
dos discos, pode ocorre perda de dados. Atentem para esse detalhe:

Segue mais um artigo para ajudar no processo:
http://jesscoburn.com/archives/2009/12/04/how-to-dual-boot-windows-7-and-windows-server-2008-with-a-vhd/

Bom, é isso. Espero que isso ajude vocês como me ajudou,🙂.

[]’s
Alberto Oliveira
Microsoft MVP, Forefront

Sobre Alberto Oliveira

Consultor de segurança da informação CISSP; Microsoft MVP - Forefront; MCSA/MCSE : Security, MCT, MCTS, MCITP; ComTIA Security Itil V2 Foundations
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Dual boot com Windows 7 e Windows 2008 R2

  1. Pingback: Windows 7 + Windows Server 2008 Dual Boot (Vhd) | MCITPSC

  2. Rogério Silva disse:

    Eu acho que conheço um pouco sobre esse assunto, passei por esse processo, esses dias, porém com server 2012…

    Forte Abraço Jorge, Que Deus te abençõe!
    By Rogéritos…😉

Deixe uma resposta

